Brasil: Operação da OceanPact contribui para desencalhe de graneleiro com segurança

Em janeiro desse ano, o navio graneleiro MV Caro encalhou com uma carga de aproximadamente 175 mil toneladas de minério de ferro, enquanto fazia uma manobra de saída do Porto do Açu, que fica localizado no norte do estado do Rio de Janeiro, no Brasil.  

A OceanPact, companhia brasileira referência em conhecimento e serviços no mar, e especializada em resposta a emergências, foi acionada para ajudar na manobra de desencalhe do navio e na operação de transferência e alívio de carga. Na ocasião, a companhia atuou em três frentes de trabalho complementares, garantindo segurança e efetividade em todas as etapas das operações.

As equipes de resposta permaneceram em prontidão no local por dezesseis dias de operação. Também foram disponibilizadas embarcações e equipamentos como barreiras de contenção, skimmers, tanques flutuantes de armazenamento temporário e materiais absorventes.

A EnvironPact, empresa de consultoria que integra a OceanPact, realizou diariamente o monitoramento de fauna para assegurar que nenhuma espécie fosse afetada em um eventual derramamento de óleo no mar e ficou responsável também pela realização da modelagem da deriva de óleo. A modelagem considerou as reais condições meteoceanográficas e coletas de amostras de água e solo antes, durante e após a operação de desencalhe para as devidas análises laboratoriais. 

A OceanPact GEO, divisão de Geociências da OceanPact, também participou da resposta, coletando amostras de água e sedimento na área para monitoramento ambiental. As campanhas foram realizadas antes, durante e após a manobra de reflutuação do MV Caro e contaram com três equipes trabalhando em paralelo para acelerar o processo.

O Porto do Açu é uma região brasileira importante para as indústrias de Óleo & Gás e mineração, e de escoamento de diversas cargas para os mercados nacional e internacional. A OceanPact possui no Porto do Açu a maior base de resposta a derramamento de óleo no mar da América do Sul como ponto estratégico e suporte de segunda resposta para ocorrências em todo o litoral brasileiro.

Newsletter Subscription

Newsletter subscription

Download the latest Newsletters